12.12.09

Natal Timor



Meu Natal Timor
Meu primeiro Natal!

Quantos anos tinha?
Nunca o soube ao certo!

Minha mãe-menina
Fez o seu presépio.
Uma encosta arrancada a Ramelau
Com uma gruta ausente
cheia de maromak
E perfume de coco.
Um búfalo e um kuda
E o bafo quente dos seus pulmões.
E o menino sobre a palha de arroz
E folhas de cafeeiro.

Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Inan, quem é?
- É o Maromak filho e teu irmão!

E eu recuei, porque via no berço
Um menino rosado
Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Ele é mais do que todos teu irmão...
- Mas, como pode ser um meu irmão?
-É teu irmão: Firma-lhe bem os olhos,
meu Amor!
E eu obedecendo
Firmei-me todo n’ele
E vejo-o desde então
Também da minha cor.


Fernando Sylvan (poeta timorense)


Maromak = Deus
Kuda = cavalo
Inan = Mãe