8.3.09

Angelus dum menino negro




Os dong dong dos sinos
fogem assustados pelo verde.
os dong dong dos sinos
diluem-se pelo verde.
O ANJO DO SENHOR ANUNCIOU A MARIA...
E vejo o Zambeze a rezar
nas ondas frescas das águas.
Mamãe,
você me ensinou a responder
quando eu andava descalço
em cima das pedras
picando so pés,
trepando nas macieiras.
E CONCEBEU DO ESPÍRITO SANTO...
que quer dizer conceber?
Papai, você, tossiu,
engoliu um pedaço de pombe,
conceber é... é...
é isso, conceber é conceber.
Eu esqueci logo,
Spanela estava a tocar marimba,
peguei na gaita
saltei no muro,
onde estava estragado,
e a gente os odis, na esteira,
tocou toda a noite:
«Aiué, aiué,
Maria Treza zigutá
Aiué, aiué...»
Mamãe não gostava,
Maria Treza
era cantiga suja de preto,
falava de mulher
que dormia com todo gente, só sei que a gente gostava
«Aiué, aiué...»
EIS A ESCRAVA DO SENHOR...
Ah, isto eu sabia,
escravo
era como Luís
que foi preso no vapor para S. Tomé,
como campira
que ficava nu em chapa de zinco no sol,
escravo
era como Sabonete
que apanhou tanto palmatoada
que mão deitou sangue.
Aí, avó disse
que Mulungo era bom,
a gente ficava contente
de ser escravo d' Ele.
Então eu falei
com Álvaro e com Spanela,
a gente pensou, pensou,
depois àlvaro disse:
- Não, eu não quero ser escravo
Nem de Mulungo,
fizemos contrato
- Nunca ser escravo!
FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A VOSSA VONTADE...
isto sei, mesmo bem,
quando a gente se gosta
fica cheio de contente
quando faz o que outro quer.
Eu lembro Alice,
quando ela diz faz isto,
mesmo que seja carregar lata,
ou ir na mina
ganhar dinheiro e ficar doente,
mesmo isso,
basta ela dizer eu faço logo.
E fico contente, minha Mãe
parece que sou rola
e voo em cima de tudo, tenho tanta cor
como borboleta que anda no capim,
meu coração canta mais
que Chimaze no Carnaval,
eu gosto fazer vontade Alice.
O VERBO DIVINO SE FEZ HOMEM...
isto não compreendo,
sessór Condado
na aula diz:
«Verbo traduz acção.»
Verbo e amar,
partir, muitos mais.
Assim inda eu vejo,
amar está bem,
mas por exemplo, odiar
é verbo também
mas esse, eu não gosto.
Agora eu penso,
há verbos que são verbos
amar, comer, rir,
outros que não são
porque não podem ser;
são palavras feias
que gente grande devia pôr piripiri
quando se dissessem.
E HABITOU ENTRE NÓS...
habitar é ter casa,
como era casa d'Ele?
Eu penso que era pobre
tinha palhota na temba,
andava descalço como nós,
não tinha bicicleta, não,
mas às vezes eu posso me enganar!
E Ele tinha casa
como Sr. Intendente,
bicicleta como filho de Administrador
que nunca empresta a burra à gente.
Mas isso eu não acredito,
eu gosto de Jesus,
se Ele fosse muito rico
eu não queria gostar;
mas Spanele,
e Álvaro,
e eu,
a gente O convidar a jogar berlinde,
a atirar pedra ao rio,
pedra que salta muita vez;
Ele vem sempre,
anda com a gente
roubar ovo de crocodilo,
apanhar mangas na estrada de Boroma,
comer maçanita no Canhime.
Ele é como a gente
mas é filho de Mulungo,
e a gente brinca,
e há-de continuar a brincar
ali nas estrelas,
onde vive com a família,
nas estrelas a gente há-de brincar.


Sérgio Vieira
Moçambique