11.3.08

Oferenda


O Sol
Nas pedras pequeninas dos carreiros.

O vento,
nas veias largas das árvores das florestas,

Os rios,
nas veias largas da terra morna,

são a oferenda
que o teu filho te traz,
nos sonhos guardados,
desde os tempos longínquos
da sua infância, .
na recordação que se aviva,
constantemente,
através do contínuo e imperioso
desejo de viver.

São a grinalda das flores de milho
que o teu filho
depõe sobre a tua fronte
no dia da tua festa,

no teu dia, mamã!

Como nos dias
em que as minhas traquinices
não te arreliavam,
eu venho hoje repoisar a minha cabeças
no teu colo
e adormecer embalado

no baloiçar dos barquinhos
que as ondas dos lagos dos teus olhos
levavam para longe,
nos sonhos que os teus braços
construíam para NÓS.

Eis-me agora aqui,
Mãe,

pedras nos carreiros,
transportando as carnes nuas
dos teus pés fatigados,

árvores, cobrindo-te nos teus braços
e envolvendo-te na sombra
do teu repouso impossível,

rios, correndo na planície do teu corpo,
banhando as tuas mãos,
dádiva à terra
onde tu nasceste.

Eis-me agora aqui,
Mãe!


Marcelino dos Santos
Moçambique